Pular para o conteúdo principal
A prática do nordic walking, ou caminhada nórdica, invadiu a Alemanha.
Fazer longas caminhadas com o apoio de dois bastões similares ao do esqui é a mais nova mania entre os alemães.
Encontrar uma pessoa caminhando rápido com o apoio de dois bastões pode, à primeira vista, parecer bastante estranho. Muitos não escondem o riso e acham a cena “coisa de louco”. Na Alemanha, a prática da caminhada nórdica, originalmente nordic walking, é o esporte do momento e conta com um número cada vez maior de adeptos.
Eles caminham a passos rápidos pelas montanhas, florestas e até na beira dos rios, unindo o esporte à agradável apreciação da natureza. Proveniente da Finlândia, este tipo de caminhada teve origem nos esportes de inverno escandinavos. Já que o esqui não pode ser praticado sem a presença de neve suficiente no solo, os alpinistas inventaram a caminhada com os bastões para os meses mais quentes do ano.
A caminhada nórdica é feita com um ritmo acelerado, sem chegar a ser uma corrida. Os braços são apoiados nos bastões que, por sua vez, ficam presos no pulso com uma cordinha para evitar que escorreguem. Na Alemanha, o esporte começou a ser praticado primeiramente no sul, nas regiões montanhosas. Lá já existem inclusive pistas e rotas específicas para este tipo de caminhada. Os adeptos andam geralmente em grupos, mas há os que preferem curtir o trajeto sozinhos.
Simples e eficiente
Um dos segredos do sucesso deste esporte na Alemanha, que já invadiu todos os Estados do país, talvez seja sua praticidade. Não exige muita concentração, nem um esforço sobre-humano. Mesmo com um ritmo menos intenso de caminhada, a queima de gordura acontece, uma vez que 90% da musculatura é estimulada. Em outras palavras, excelente para quem deseja emagrecer.
A dica para os principiantes é começar a andar com os bastões em terreno plano. Os bastões, aliás, devem ser bem escolhidos e adequados à altura de cada um. Durante a fase de aquecimento, as mãos devem segurar os bastões com firmeza. Depois, eles devem ficar soltos nos pulsos e apenas pegos individualmente, a cada passo.
O bastão que faz a diferença
Caminhar com ou sem bastões, acredite, faz diferença. Eles ajudam a melhorar a postura, amenizam o impacto sobre as articulações das pernas, joelhos e calcanhares. Além de exercitar os membros inferiores, induzem à utilização dos membros superiores e a musculatura do tórax.
Os especialistas costumam recomendar este tipo de caminhada para quem deseja praticar esporte, mas tem problemas nas articulações dos joelhos, quadris e coluna vertebral, já que propicia um alívio de até 30%na carga sobre o aparelho locomotor.
Agora é moda
Não é à toa que a caminhada nórdica virou moda na Alemanha. Estima-se que seis milhões de pessoas já aderiram ao esporte no país. O curioso é que a maioria é do sexo feminino. “As mulheres são mais determinadas”, tentou explicar o treinador Bernd Schäufle, autor de um livro detalhado sobre o nordic walking.
O instituto alemão para o walking classifica os diversos tipos de caminhada nórdica. Em comum, têm o passo rápido e a postura dos braços ao longo da coluna. A partir dos 130 passos por minuto, onordic walking passa a se chamar power walking, uma modalidade só recomendada para os mais experientes.
O wogging walking acrescenta pesos nos pulsos e nos calcanhares. Já o nordic jogging é praticado com corrida, enquanto o hill walking se limita à escaladas. E tem mais: o aqua walking, a mais suave das variantes. Como é praticada dentro da água, o impacto nas articulações é mínimo sem deixar de exercitar a musculatura.
A modalidade mais popular continua sendo a básica, que qualquer um pode praticar, independente da faixa etária. E, se depender dos alemães, a caminhada nórdica conquistará definitivamente um espaço entre os esportes mais praticados no país.

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Caminhada Nórdica (Nordic Walking) ?

O que é Caminhada Nórdica? A Caminhada Nórdica é uma forma de caminhada que inclui não apenas a ação das pernas como na caminhada normal, mas também a parte superior do corpo. Trata-se de caminhar com dois bastões. É um novo movimento que favorece todo o corpo . É agradável e muito eficaz e age de maneira suave mas eficiente, melhorando a força muscular, o sistema cardiovascular, a coordenação e a mobilidade.                                                                         A Técnica A Caminhada Nórdica não se limita ao simples "andar com bastões".  Cientistas e pesquisadores em biomecânica e fisiologia do esporte estudaram e aperfeiçoaram a técnica, que permite que até 90% dos músculos sejam ativados e obtenha muitos benefícios. Importante é aprender a técnica correta com instrutores certificados. Qual a origem da Caminhada Nórdica? História e situação atual A Caminhada Nórdica é hoje uma das atividades físicas recreativas de crescimento mais rápido

Comparativo de atividades físicas

A Caminhada Nórdica (Nordic Walking) é uma atividade completa para todas as idades tendo baixo impacto e movimentando 90% dos músculos .  Aqui temos um comparativo entre a Caminhada Nórdica , Caminhada normal e bike . Utilizando-se uma quantidade maior de músculos, temos um gasto calórico maior entre 25 e 30% . Ótima atividade para quem quer e precisa emagrecer fazendo uma atividade física muito saudável. 

Abrir e fechar a mão com Bastões de Caminhada Nórdica

👉Neste video de 38segundos dica rápida na técnica de utilizar os bastões de CAMINHADA NÓRDICA pelo método ALFA .  Bastões em Nordic Walking são para IMPULSIONAR para frente, não são bengalas de apoio.